domingo, 10 de março de 2013

Conheça a História Do Sistema Operacional Android



  

Conheça a história do Android, o sistema operacional mobile da Google

A história do Android começou em outubro de 2003, na cidade de Palo Alto na Califórnia, quando Andy Rubin (foto), Rich Miner, Nick Sears e Chris White fundaram a Android, Inc. A empresa desenvolvia sistemas operacionais para celulares, mas todos os projetos eram secretos.
Quase dois anos depois, em agosto de 2005, a Google anunciou a compra da Android, Inc. Esse foi um dos primeiros passos da empresa em direção ao mercado de softwares para dispositivos móveis. 

O primeiro aparelho Android, o HTC Dream G1, foi lançado no dia 22 de outubro de 2008. Ele possuía funcionalidades bastante avançadas para a época, como a janela de notificações, a integração profunda com o Gmail e o uma central para download de aplicativos: o Android Market.

A versão 1.5 do Android foi liberada pela Google em abril de 2009, com o nome de Cupcake. Estavam entre as novidades do sistema operacional: o teclado virtual, os aplicativos de terceiros (milhares de apps criados por desenvolvedores), integração com o Youtube e capacidade de realizar os comandos copiar e colar.

O Android 1.6 foi lançado no dia 16 de setembro de 2009, com o apelido de Donut (sempre um nome de doce, seguindo a ordem alfabética). Apesar de ser apenas uma evolução do Cupcake, ele apresentou grandes novidades, como uma caixa de pesquisa rápida, compatibilidade com câmeras, gravador de voz, galeria de fotos e indicador de nível de bateria.

Apenas um mês depois, a Google anuncia o Android 2.0 (Eclair). Desta vez, o sistema operacional permitia o uso de múltiplas contas de e-mail, suporte a Bluetooth 2.1 e a HTML 5; além de apresentar novas ferramentas de calendário, navegação pelo Google Maps e papéis de parede animados

A Google lançou o Android 2.2 (Froyo) no dia 20 de maio de 2010. Entre as novidades, estava o aumento da velocidade na realização de tarefas, a opção de salvar aplicativos em cartões de memória e a nova funcionalidade de roteamento de internet.

O Android 2.3 Gingerbread foi lançado seis meses depois, no dia 06 de dezembro de 2010. A nova interface foi pensada para telas com maior dimensão, como as dos tablets, que já estavam ganhando o mercado. Além de oferecer suporte para chamadas pela internet (câmera frontal), o sistema operacional apresentou um teclado reformulado e a otimização das opções de edição (copiar, recortar e colar).

Honeycomb, o esperado Android 3.0 foi lançado no dia 10 de maio de 2011. O sistema operacional foi reformulado novamente para ter mais compatibilidade com telas de tablets. Os maiores destaques da versão foram: a possibilidade de customização da tela principal e a opção de compartilhamento por bluetooth.

A versão 4.0 (Ice Cream Sandwich) foi liberada no dia 19 de outubro de 2011 e, atualmente, é considerada a melhor plataforma móvel do mundo. O sistema operacional da Google passou a oferecer maior facilidade de compartilhamento de arquivos, calendário unificado, opções de alinhamento de câmera, desbloqueio por reconhecimento facial e um centro de análise de dados.

A Versão 4.1 - 4.2 (Jelly Bean)  O sistema operacional da Google passou a oferecer maior velocidade nos aparelhos celulares mais atuais Versão mais atual foi lançada em 27 de junho de 2012, com atualização recebida em 29 de outubro de 2012

Dados obtidos em 03 de dezembro de 2012. A maioria dos dispositivos Android rodam a antiga versão do sistema, a Gingerbread (2.3.x) que foi lançado em 6 Dezembro de 2010.


Versões


Curiosidades
  • O mascote do android é um robô, e seu nome é Bugdroid.
  • Os nomes de versões do Android seguem ordem alfabética: Cupcake, Donut, Eclair, Froyo, Gingerbread, Honeycomb, Ice Cream Sandwich, Jelly Bean. Ninguém do Google até hoje revelou quais eram os nomes das duas primeiras versões com A e B e se recusam terminantemente a falar sobre o assunto.


0 comentários:

Postar um comentário