terça-feira, 26 de março de 2013

iOS - Dicionário de A a Z


Reuni neste post  um pequeno resumo do sistema operacional da apple o iOS. A ideia foi de criar um dicionário com os termos mais utilizados e ter dar uma explicação sobre o seu significado.pensando naquelas pessoas que não são especialistas no iOS e não conhecem os termos que são usados aqui e em outros blogs

App universal (aparece um + ao lado): quer dizer que o aplicativo funciona em todos os gadgets (iPhone/iPod/iPad)

SpringBoards/homescreen: São as páginas do seu aparelho. Cada bolinha em cima da dock, é uma SpringBoard (SB). É como se fosse sua área de trabalho.
Lockscreen: é a tela de início quando você liga seu aparelho que tem o “desbloquear”.

Pasta/Folder: como o próprio nome diz, é a pasta na qual você guardará seus apps.
Dock: Barrinha que fica no canto inferior da SB. Normalmente vem 4 apps. Pode-se colocar mais caso use jailbreak. No iPad ele consegue até 6.

Hardware: É a parte física, palpável, do aparelho. No caso do iPhone, iPod touch e iPad, é o seu interior onde tem sua placa mãe, memória, processador.

Firmware: São os arquivos do sistema operacional. Eventualmente são liberados firmwares mais novos, que trazem atualizações ao sistema

Upgrade: É quando você atualiza para uma versão mais recente de firmware. Por exemplo: do iOS 3.0 para o 4.0

Downgrade: É o inverso de upgrade. Este você regressa, volta a uma versão anterior da atual. Por exemplo: do iOS 6 para o 5.1.1 ou 4

Baseband: Exclusiva do iPhone (iPod touch e iPad não possui). É o que controla as transmissões de dados do aparelho como EDGE/3G e internet. Em outras palavras: modem.

Jailbreak: Forma de livrar o iPhone, iPod touch e iPad das amarras da Apple. Num aparelho jailbroken é possível fazer tudo o que a Apple não deixa, como instalar aplicativos não-oficiais (não foram feitos pela Apple e seus desenvolvedores). A maioria destes, são usados pelos usuários para deixar o dia a dia mais prático e simples

Gadget: Aqui identificados como iPhone, iPod touch e iPad. São aparelhos eletrônicos portáteis como MP3, celulares e iPods.

SHSH: gadgets a partir do modelo MC fazem verificação cada vez que vai instalar o iOS. Quem faz isso é o iTunes com um servidor da Apple. Quando ela autoriza uma versão do iOS para ser instalada, ela envia o SHSH ao iTunes, que é uma assinatura digital, única para aquele aparelho e única para a versão do iOS em questão. Hoje, se você solicita a instalação do iOS 6, o servidor envia ao iTunes o SHSH do iOS 6 para o aparelho que será instalado e, portanto, ele está apto a ser instalado. Vamos supor que amanhã saia o 7. Aí eu solicito a instalação do 7. O servidor parou de enviar assinaturas digitais do 6, logo ele não enviará o SHSH. Agora ele só enviará SHSH do 4.3 e portanto só podemos instalar o 4.3.
O que acontece é que criaram formas alternativas de simular esse servidor. Então, se você salvou o SHSH quando ainda podia, você pode simular esse servidor e fazer o iTunes conversar com esse servidor fake. Daí, se você quer instalar o 4.1 hoje, se você salvou o SHSH quando ele ainda estava disponível, esse servidor fake envia o SHSH do 4.1 ao iTunes e este deixa instalar o 4.1 no aparelho.

iREB: Quem tem problemas com restaurações, downgrades, upgrades e afins no seu gadget, poderá usar esse programa feito pelo pessoal do iH8sn0w no qual ajuda justamente nisso

Cydia: Instalador de aplicativos não oficiais, não autorizados e/ou não revisados pela Apple. Existente somente em aparelhos com Jailbreak.

Installer: Foi o primeiro instalador de aplicativos não oficiais, atualmente descontinuado.

Source/Repo: “Fonte” ou “Repositório” usado pelo Cydia. Qualquer pessoa pode criar uma source e hospedar seus aplicativos lá, para que sejam instalados por quem adicionou.

Modo DFU: “Device Firmware Update”, um modo de recuperação que deixa o aparelho em “coma”. Usualmente usa-se quando o Recovery Mode não resolve.

Modo de Recuperação/Recovery mode: Como o próprio nome diz, é um estado do aparelho em que deve ser feita a restauração do firmware. Normalmente coloca-se um aparelho nesse modo quando ele apresenta defeito.

Tethered: Traduzindo: amarrado. Se você faz um jailbreak e este diz que será tethered, quer dizer que, ao desligar o aparelho, terá que refazer. Não é completo.

Untethered: É o contrário. Este é completo. Poderá reiniciar o gadget que ele continuará jailbroken.

Evand3rs: Os maiores contribuidores do mundo Jailbreak. jovens que dedicam seu tempo a encontrar falhas nos aparelhos a fim de explorá-las para que seja possível fazer Jailbreak.

Yellowsn0w, Ultrasn0w: “Programas” que fazem o desbloqueio de operadora em iPhones.

Sn0wbreeze: Programa que cria firmwares customizados, para que sejam instalados já com modificações.

Thetering: Compartilhamento oficial de internet do iPhone (rede EDGE ou 3G) para o computador.

Reboot: Reinicialização.

Boot: Inicialização do aparelho.

Safe mode: “Modo de Segurança”, estado que o iOS entra quando há algum conflito entre processos.

Roms: Jogos para serem executados em emuladores.

Openssh: Programa que, ao instalado, habilita a conexão via SSH nos iPods touch, iPhones e iPads.

SSH: “Secure Shell”, uma forma de se fazer conexão entre dois sistemas.

Jailbreakme: Usado no firmware 4.0 devido a uma falha no Safari.Foi a Forma mais fácil de fazer bastando entrar no site e deslizar o dedo.

Limera1n: programa para Windows e Mac feito por GeoHot que usa uma falha no software para desbloquear.

Blackra1n: Feito pelo GeoHot, é um dos mais fáceis e simples, pois ele usa uma falha no firmware. Todo o processo é feito pelo aparelho, não sendo necessário restauração nem nada do tipo.

Blacksn0w: App criado pelo GeoHot que serve para fazer o desbloqueio dos iPhones, podendo, com isso, utilizar outras operadoras.

PwnageTool: Programa de desbloqueio feito pelo grupo de hackers, Dev-Team. O programa só funciona em Mac e serve em todos os aparelhos (com algumas exceções).

Redsn0w: Programa de desbloqueio feito pelo grupo Dev-Team. O programa funciona em Windows e Mac e serve em todos os aparelhos (com algumas exceções).

Dev-Team: Grupo de hackers mais conhecido, pois foram os únicos que desde o primeiro iPhone, vem desbloqueando todos os gadgtes da Apple. Inclusive pela operadora.

iFunBox: Progama para windows e Mac capaz de explorar pastas até instalar arquivos .IPA

.IPA: Formato dos apps que rodam no iOS como o .AXE rodam no windows e o .DMG no Mac  

Evasi0nPrograma de desbloqueio feito pelo grupo evand3rs. O programa funciona em Windows,Mac e linux e serve em todos os aparelhos (com algumas exceções)


0 comentários:

Postar um comentário